Detalhes do Projeto


Nome Projeto Interface - Sub-Projeto 4 – Impacto da perda de habitat sobre a regulação de doenças: Dinâmica de transmissão de parasitas em sistemas helmintos - besouros coprófagos - Mamíferos domèsticos   Projeto FAPESP
Data de Vigência 01/01/2017 - 31/12/2019
Equipe Dra. Elizabeth Nichols – Departamento da Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo; Departamento de Biologia, Swarthmore College, USA. Dra. Renata Pardini - Professora Doutora, Departamento da Zoologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Dr. Jean Paul Metzger - Professor Titular Departamento da Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Fernando Silverio Ribeiro – Mestrando em Ecologia, Programa de Pós graduação em Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Vinícius Leonardo Biffi - Mestrando em Ecologia, Programa de Pós graduação em Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Julia Rodrigues Barreto – Doutoranda em Ecologia, Programa de Pós graduação em Ecologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.
Instituições Participantes Departamento de Biologia, Swarthmore College, USA. Departamento da Zoologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Departamento de Ecologia - Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.
Bioma Mata Atlântica
Resumo Pretendemos caracterizar os mecanismos associados aos serviços de regulação de doenças parasitárias em sistemas helmintos - rola-bostas - mamíferos domésticos, e investigar o efeito da perda de habitat e das práticas de manejo de animais domésticos sobre a provisão e a prestação desses serviços, usando abordagens observacionais e experimentais. Para tanto, usaremos como modelo dois sistemas de transmissão de doenças, considerando duas espécies de helmintos de importância veterinária e suas interações com besouros rola-bostas e mamíferos domésticos: (1) Cooperia punctata (parasita de transmissão direta, para os quais rola-bostas podem diminuir a sobrevivência ao enterrar as fezes que contém as larvas) e bovinos (hospedeiros), e (2) Spirocerca lupi (parasita de transmissão indireta, em que rola bostas são hospedeiros intermediários), rola-bostas e cachorros domésticos (hospedeiro definitivo).
Produtos Esperados Texto
Palavras-Chave
Coletas 0
Lista de Projetos