Detalhes do Projeto


Nome Biodiversidade escondida em um hotspot brasileiro: preenchendo lacunas de conhecimento de grupos taxonômicos negligenciados para desvendar padrões e processos biológicos   Projeto FAPESP
Data de Vigência 2023-04-01 - 2025-06-30
Equipe Samantha Koehler; Adriano Brilhante Kury ; Alexandre Marcos Antonelli ; André Victor Lucci Freitas ; Glauco Machado ; Larissa Trierveiler Pereira ; Miguel Angel Medrano Leal
Instituições Participantes Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil Centro de Ciências da Natureza, Campus Lagoa do Sino, Universidade Federal de São Carlos, Buri, SP, Brasil Royal Botanic Gardens, Kew, Reino Unido.
Bioma Mata Atlântica
Resumo A perda de biodiversidade é global, mas seu impacto é maior nos trópicos. Para conservar efetivamente a biodiversidade brasileira, precisamos de indicadores precisos. No entanto, nosso conhecimento é limitado por dados que são taxonomicamente e geograficamente tendenciosos para um pequeno subconjunto de organismos. Invertebrados e fungos apresentam profundas lacunas de conhecimento, refletindo a falta de especialistas, financiamento, conscientização pública e vontade política aplicável a sua conservação. Além da discrepância entre o número de espécies descritas e o número de espécies existentes, as deficiências em componentes adicionais da biodiversidade consistem na ausência de dados sobre variação geográfica, diversidade filogenética e interações ecológicas entre espécies ou entre grupos de espécies. O bioma Mata Atlântica é uma das florestas com maior diversidade biológica da Terra e uma das mais degradadas. Atlantic Forest Research and Conservation Alliance (ARAÇÁ) é uma nova parceria científica multi-países centrada no desenvolvimento e uso a longo prazo do 'Sitio Bacchus', uma reserva privada localizada em uma área de alta altitude e bem preservada. O sítio não foi submetido a um inventário mais amplo ou a estudos taxonômicos e ecológicos mais profundos. Nossa missão é desvendar padrões e processos de biodiversidade em múltiplas escalas de organização, promovendo colaborações, catalisando a formação de recursos humanos e promovendo a conservação. Como primeiro passo, este projeto realizará levantamentos taxonômicos e preparará guias de campo digitais de acesso livre de grupos taxonômicos negligenciados selecionados: fungos micorrízicos de orquídeas, macrofungos, Opiliones e Leptidoptera; gerando novos dados de biodiversidade de acordo com a ocorrência de espécies, diversidade filogenética, comportamento, interações ecológicas e estrutura de populações; por meio da capacitação de recursos humanos em sistemática, ecologia e evolução e melhoria/recuperação das coleções biológicas no Brasil; desenvolvendo a consciência pública de grupos taxonômicos negligenciados.
Produtos Esperados Guias de identificação de espécies de orquídeas, Opiliones, Borboletas e macrofungos da RPPN Alto da Figueira; Descrição de novas espécies e ocorrências; Formação de recursos humanos (alunos de graduação e pós-graduação) em sistemática, ecologia e evolução para descrever e conservar a biodiversidade brasileira; Ampliar coleções biológicas no Brasil; Promover ações de extensão sobre grupos taxonômicos negligenciados.
Palavras-Chave Biodiversidade
Coletas 4
Lista de Projetos