Resumo |
A onça pintada (Panthera onca), o predador de topo nos neotrópicos, originalmente ocupava toda a América do Sul e Central, até o sudoeste da América do Norte, mas atualmente ocorre em apenas 54% de sua distribuição original, sendo classificada globalmente como Quase Ameaçada (NT), no Brasil como Vulnerável à extinção (VU) e, na Mata Atlântica, como Criticamente em perigo de extinção, por ter uma população de menos de 250 indivíduos adultos diminuindo continuamente devido à caça e às perdas de habitat, de qualidade de habitat e de base de presas.
Este projeto, que vem sendo conduzido desde 2008, estimou a população de onças pintadas no Contínuo de Paranapiacaba, (PE Intervales, PE Carlos Botelho, PE Nascentes do Paranapanema, PETAR, EE Xitué e grandes florestas particulares vizinhas) umas das áreas-núcleo para a conservação da espécie na Mata Atlântica, com uma densidade de 0.29 -1.17 indivíduos/100 km2, ou cerca de 20 indivíduos. Os dados que subsidiaram esta estimativa foram obtidos de 2009 a 2011. Desde então, eventos muito relevantes para a conservação da espécie ocorreram: boa parte do Contínuo de Paranapiacaba foi reocupada pelos queixadas, Tayassu pecari, uma das principais presas da onça pintada ao longo de toda a sua distribuição geográfica; por outro lado, onças conhecidas e outras de relevância para a população do Contínuo foram assassinadas por caçadores.
A empatia pelos animais é um fator importante para a motivação para agir em favor da conservação. Nesse sentido, a valorização individual de animais de espécies bandeira tem um imenso potencial de mobilização, como recentemente evidenciado pela comoção causada pelo assassinato do leão Cecil. O monitoramento fotográfico das onças pintadas realizado por este projeto no Mosaico de Paranapiacaba tem possibilitado a inferência de histórias de vida e relações familiares entre as onças da área e confirmado o potencial de mobilização da sociedade a favor da conservação da espécie.
Portanto, atualmente os objetivos do projeto são atualizar a estimativa da população de onças pintadas do Contínuo de Paranapiacaba, estabelecer o início do programa de identificação dos indivíduos de onças pintadas da Mata Atlântica costeira de São Paulo e levar ao conhecimento da sociedade, de forma ampla e por profissionais de comunicação, as onças pintadas do Contínuo de Paranapiacaba, como indivíduos com histórias de vida e relações familiares únicas, promovendo a sensação de familiaridade da sociedade para com a espécie e sua conservação.
|