Project Details


Name Potencial biotecnológico de metabólitos secundários de plantas e fungos endofíticos   FAPESP Project
Validity Date 01/11/2014 - 31/10/2016
Team Simone Possedente de Lira
Participating Institutions Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP)
Biome Antropogênico
Abstract O Brasil abriga a maior biodiversidade do mundo. Acredita-se que nesta biota possa haver plantas e micro-organismos que são considerados como fonte promissora na descoberta de novos compostos naturais com diversas aplicações biotecnológicas, tais como, nas áreas médico-farmacológica, cosmética, alimentícias, agronômica, dentre outras. Dentre os principais problemas na área agronômica, podemos considerar os patógenos que atacam as culturas causando danos tanto econômicos como sociais. Entre elas, a antracnose, causada por fungos do gênero Colletotrichum, é considerado o principal fitopatógeno do mundo à diversas culturas, como pimentão, guaraná, morango, maracujá, manga, e outras. Outra doença relevante no âmbito mundial é a vassoura-de-bruxa, causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa, responsável pela redução drástica da produtividade de frutos de cacaueiro no Brasil, fazendo-o decair ao sexto lugar no ranking mundial de produtores.Os métodos atuais de controle para ambas as doenças incluem o controle químico, poda fitossanitária e utilização de clones resistentes. Ainda assim, as formas de controle são onerosas, ineficazes e apresentam riscos ao ecossistema e a saúde humana. Sendo assim, este projeto tem por objetivo a investigação química e biológica de metabólitos secundários de plantas e fungos endofíticos com ação fungitóxica à fitopatógenos da agricultura. Os resultados obtidos até o momento demonstram que extratos de plantas e de fungos endofíticos apresentam compostos promissores ativos aos fitopatógenos. Diante disto,os compostos puros ativos serão isolados utilizando-se de técnicas cromatográficas e identificados por técnicas espectroscópicas.Espera-se com este estudo contribuir tanto no conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, como na descoberta de novos compostos ativos de interesse biotecnológico.
Expected Products Espera-se com este estudo contribuir tanto no conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, como na descoberta de novos compostos ativos de interesse biotecnológico.
Keywords Compostos bioativos, Fitopatógenos, Fungos fitopatógenos, Metabólitos secundários, Produtos naturais, Solanaceae
Occurrences 0
Project List