Detalhes do Projeto


Nome Como interagem primatas humanos e não humanos no semiárido do nordeste brasileiro: uma abordagem etno-primatológica para preservar a biodiversidade cultural de primatas   Projeto FAPESP
Website www.ethocebus.org
Data de Vigência 01/04/2014 - 31/03/2016
Equipe Noemi Spagnoletti
Instituições Participantes Instituto de Psicologia (IP), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
Bioma Ecotone Cerrado/Caatinga
Resumo A degradação do meio ambiente causa a perda de biodiversidade e a consequente diminuição das condições de vida em Primatas humanos e não humanos. A pobreza é generalizada em algumas áreas do Brasil, especialmente onde o ambiente está em alto risco de degradação como na região Nordeste. Nas áreas rurais ao sul do Piauí, onde esta pesquisa é realizada, a vida da comunidade local é baseada na economia de subsistência. A abordagem etnoprimatologica é um método inovador para avaliar a percepção ambiental dos moradores e promover a conservação da biodiversidade. Nessa região, uma população selvagem de Sapajus libidinosus habitualmente usa ferramentas de pedra para abrir frutos encapsulado, uma descoberta recente que tem implicações importantes para a compreensão da evolução humana. Os seres humanos são parte do ecossistema dos macacos-prego que por contra interagem com eles de várias formas, incluindo invasões nos cultivos. A fim de preservar a biodiversidade cultural tanto humana quanto dos macacos-prego, este estudo visa compreender a dinâmica e as relações entre Primatas em um ambiente de semiárido. O estudo será levantado através de métodos ecológicos e etnográficos. Os efeitos deste projeto são dirigidos a proteger a cultura em populações humanas e de macacos-prego, melhorar o conhecimento dos próprios recursos ambientais para todos os residentes e promover comportamentos que evitem conflitos entre seres humanos e a fauna natural.
Produtos Esperados Os efeitos deste projeto são dirigidos a proteger a cultura em populações humanas e de macacos-prego, melhorar o conhecimento dos próprios recursos ambientais para todos os residentes e promover comportamentos que evitem conflitos entre seres humanos e a fauna natural.
Palavras-Chave Ciências Biológicas, Comportamento Animal, conservação, Zoologia
Coletas 0
Lista de Projetos