Detalhes do Projeto


Nome Taxonomia, sistemática e filogeografia em sistemas Attini   Projeto FAPESP
Data de Vigência 01/02/2012 - 30/04/2014
Equipe Mauricio Bacci Junior
Instituições Participantes Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil
Bioma TODOS
Resumo As formigas da tribo Attini compõem um grupo monofilético com pouco mais de 200 espécies divididas em 13 gêneros, distribuídas exclusivamente nas Américas. Os ninhos destas formigas abrigam uma grande diversidade de fungos e bactérias simbiontes: mutualistas cultivados pelas formigas para obtenção de nutrientes, enzimas e antibióticos; parasitas, entomopatógenos ou micófagos que desafiam os mutualistas; comensais ainda sem papel definido. A grande capacidade hidrolítica e produtora de metabólitos secundários de alguns desses microrganismos representa um potencial biotecnológico ainda não explorado. No presente Projeto de Pesquisa nós propomos (1) coletar, classificar e organizarem uma coleção espécies de formigas Attini, bem como gerar e expor publicamente em website um catálogo contendo imagens de alta qualidade e de valor taxonômico destas formigas; (2) caracterizar ã diversidade microbiana e potencial biotecnológico em ninhos de espécies modelos de Attini filogeneticamente basais, intermediárias e derivadas, utilizando metagenômica de nova geração; (3) utilizar espécies das Attini derivadas Atta laevigata e Atta sexdens como modelos de estudo em taxonomia, especiação e biogeografia, aplicando técnicas de análises morfológica, comportamental, filogenético-moleculares, em genética de populações e transcriptômica de nova geração. Nós esperamos com estes procedimentos (1) caracterizar a biodiversidade e potencial biotecnológico dos microrganismos associados às Attini, (2) levantar caracteres taxonômicos diferenciais e inferir sobre o tempo decorrido, eventos e mutações determinantes para a origem de novas espécies biológicas attíneas; (3) reunir e exibir publicamente um conjunto de espécimes, imagens e técnicas moleculares úteis para estudos taxonômicos das Attini.
Produtos Esperados (1) caracterizar a biodiversidade e potencial biotecnológico dos microrganismos associados às Attini, (2) levantar caracteres taxonômicos diferenciais e inferir sobre o tempo decorrido, eventos e mutações determinantes para a origem de novas espécies biológicas attíneas; (3) reunir e exibir publicamente um conjunto de espécimes, imagens e técnicas moleculares úteis para estudos taxonômicos das Attini.
Palavras-Chave Biodiversidade, Filogeografia, Formicidae, Formigas, Metagenoma, Transcriptoma
Coletas 0
Lista de Projetos