Detalhes do Projeto


Nome Levantamento da fauna de vertebrados terrestres da área sob a influência das Linhas de Transmissão Itaberá-Tijuco Preto III (São Paulo) e Ivaiporã-Itaberá III (Paraná), de responsabilidade de FURNAS Centrais Elétricas SA, 1a fase.
Data de Vigência 01/10/2001 - 31/10/2002
Equipe Prof. Dr. Miguel Trefaut Rodrigues
Instituições Participantes Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).
Bioma Mata Atlântica
Resumo A diversidade biológica da Mata Atlântica é reconhecidamente muito elevada e grande parte das espécies são endêmicas sendo que muitas delas estão ameaçadas de extinção devido ao alto grau de devastação desse importante bioma. As linhas de transmissão de energia (LT) são imprescindíveis para a manutenção da sociedade moderna, mas sua construção em hábitats naturais causa impactos nos biomas. A grande dificuldade para fazer previsões realistas dos impactos ambientais causados pela instalação das LT sobre a fauna se deve ao desconhecimento das espécies que ocorrem nos fragmentos, dos efeitos nas populações locais, da distribuição geográfica real das espécies e de seu atual estado de conservação. Para a obtenção dessas informações, foi realizado um levantamento da fauna de vertebrados terrestres totalizando sete viagens com duração aproximada de doze dias cada, que cobriram quatro áreas no estado de São Paulo (LT trecho Itaberá-Tijuco Preto III) e três áreas no estado do Paraná (LT trecho Ivaiporã-Itaberá III) distribuídas em um transecto latitudinal na Floresta Atlântica. Os exemplares coletados foram identificados e depositados nas coleções do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP).
Produtos Esperados Listas de fauna das espécies de anfíbios, répteis, aves e mamíferos da área amostrada.
Palavras-Chave anfíbios, aves, Estado de São Paulo, Estado do Paraná, Levantamento de fauna, mamíferos, Mata Atlântica, répteis, vertebrados terrestres
Coletas 19
Lista de Projetos