Detalhes do Projeto


Nome Investigação do potencial biotecnológico e metabólico de organismos marinhos para processos de biorremediação e produção de substâncias com atividades anti-virais, anti-leishmania e anti-inflamatória (Biodiversidade Marinha)   Projeto FAPESP
Website _
Data de Vigência 01/03/2011 - 28/02/2013
Equipe Lara Durães Sette (IB-UNESP, Araraquara) Clarice Arns (IB-UNICAMP) André G. Tempone (Instituto Adolfo Lutz, São Paulo) Alexandra Ivo de Medeiros (FCF-UNESP, Araraquara)
Instituições Participantes Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Campinas Instituto Adolfo Lutz Universidade Estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Bioma Litoral do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro
Resumo Produtos naturais marinhos isolados a partir de invertebrados e micro-organismos marinhos têm sido objeto de investigações contínuas ao longo dos últimos 50 anos, principalmente devido à sua complexidade estrutural e potentes atividades biológicas. Em particular, esponjas marinhas, ascídias, octocorais e briozoários, além de fungos e bactérias marinhos, têm demonstrado serem fontes prolíficas de metabólitos secundários bioativos estruturalmente únicos. Embora o Brasil tenha uma costa de 8.000 km, o conhecimento sobre produtos naturais de organismos marinhos da costa do Brasil ainda é limitado. A proposta deste projeto é de estender os objetivos propostos no projeto temático anterior, de maneira a ampliar e aprofundar a investigação de metabólitos bioativos de organismos marinhos. Assim, estão sendo incorporados à presente solicitação a realização de bioensaios de atividade anti-viral, anti-Leishmania e aprofundamento dos testes de atividade anti inflamatória, de maneira a que os extratos já obtidos de invertebrados e micro-organismos marinhos possam ser ainda melhor explorados na descoberta de substâncias biologicamente ativas. Além disso, objetiva-se explorar o potencial biotecnológico de linhagens de micro-organismos marinhos e de mangue, visando à degradação de poluentes orgânicos. Neste sentido, serão aproveitadas linhagens já isoladas no âmbito do projeto temático anterior, mas também será realizada uma nova, e única, coleta de amostras de sedimentos e fragmentos de plantas de mangue, de maneira a obter novas linhagens de micro-organismos com alto potencial de degradação de matéria orgânica (lignina, celulose e outros componentes orgânicos), além de produtoras de metabólitos secundários. Assim, estaremos reforçando a exploração racional de recursos da biodiversidade do estado de São Paulo, e particular de área ainda não explorada (mangue do litoral sul de São Paulo), para a descrição de linhagens de micro-organismos presentes e aproveitamento de seu potencial metabólico e biotecnológico. (AU)
Produtos Esperados _
Palavras-Chave
Coletas 2
Lista de Projetos