Project Details


Name BIOprospecTA - Passifloras nativas e cultivadas do Brasil. Avaliação farmacognóstica, química e farmacológica orientada para a valorização do uso popular e desenvolvimento de medicamentos autó   FAPESP Project
Website http://www.bioprospecta.org.br/p005.html
Validity Date 01/2005 - 01/2009
Team Massayoshi Yoshida (IQ – USP) Paulo Roberto H. Moreno (IQ – USP) Elfriede Marianne Bacchi (FCF – USP) Edna Tomiko Myiake Kato (FCF – USP) Antonio José Lapa (EPM – UNIFESP) Caden Soucar (EPM – UNIFESP) Maria Teresa Riggio de Lima-Landman (EPM – UNIFESP) Thereza Christina Monteiro de Lima Nogueira (CCB – UFSC) Márcia Ortiz Mayo Marques (IAC – SA) Laura Maria Molina Meletti (IAC – SA) Luís Carlos Bernacci (IAC – SA) Marta Dias Soares Scott (IAC – SA)
Participating Institutions Instituto de Química da Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina Instituto Agronômico de Campinas da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo
Biome _
Abstract A utilização racional e científica de recursos da flora medicinal da Mata Atlântica pode resultar em uma importante alternativa terapêutica. Na família Passifloraceae, as espécies do gênero Passiflora destacam-se pelos usos populares e pelas potencialidades terapêuticas. O extrato de Passiflora incarnata tem sido empregado em vários países na composição de medicamentos ansiolíticos, sedativos e antiespasmódicos. No mercado brasileiro comercializam-se diversos produtos fitoterápicos a base de espécies de Passiflora sem comprovação de sua eficácia. O presente projeto propõe caracterizar as espécies nativas e cultivadas de Passiflora, estabelecendo parâmetros farmacognósticos para o controle de qualidade das drogas vegetais e seus extratos. A padronização química e o aprimoramento da variedade genética das espécies seriam concomitantes. Entre os objetivos específicos, propõe-se correlacionar as atividades dos extratos e dos princípios ativos no sistema nervoso central e no trato gastrintestinal. O isolamento de compostos será biomonitorado com testes farmacológicos de atividades ansiolítica ou antidepressiva e citoprotetora ou antiúlcera gástrica. Pretende-se, ainda, identificar os mecanismos de ação dos princípios ativos analisando a sua interação com receptores, proteínas transportadoras e enzimas responsáveis pela integridade funcional das estruturas alvo.
Expected Products A utilização racional e científica de recursos da flora medicinal especialmente de espécies de Passiflora nativas e cultivadas no Estado de São Paulo. Integração, através de trabalhos em colaboração as áreas de agronomia, farmacognosia, fitoquímica e farmacologia, para possibilitar o estudo e o melhoramento de espécies farmacologicamente ativas que resultem em um fitofármaco. Treinamento de recursos humanos especializados, através de estudos pós-graduados e desenvolvimento de pesquisas na elaboração de teses, dissertações e artigos científicos.
Keywords
Occurrences 0
Project List