Detalhes do Projeto


Nome Distribuição e Abundância de Vertebrados em Relação à Estrutura da Paisagem na Bacia do Rio Passa-Cinco   Projeto FAPESP
Website http://www.lcb.esalq.usp.br/lea/
Data de Vigência 01/02/2003 - 31/01/2005
Equipe Coordenador Geral: Luciano M. Verdade (ESALQ/USP) Equipe de Pesquisa Senior: Wilson Spironello, Mastozoologia (INPA) Mauro Galletti, Ornitologia (IB/UNESP-Rio Claro) José Eurico P. Cyrino, Ictiologia (ESALQ/USP) Hilton Thadeu Z. do Couto, Bioestatística (CIAGRI/USP) Carlos Alberto Vettorazzi, Geoprocessamento (ESALQ/USP) Equipe de Pesquisa Junior: Carla Gheler-Costa, Doutoranda (PPGI-EA/USP) Marli Penteado, Doutoranda (PPGI-EA/USP) Pedro Gehrard, Doutoranda (PPGI-EA/USP) Graziela Dotta, Mestranda (PPGI-EA/USP) Consultores: F. Wayne King (FMNH / UF) Mário de Vivo (MZ / USP) Wesley R. Silva (IB / UNICAMP) Naércio A. Menezes (MZ / USP)
Instituições Participantes USP (ESALQ, CIAGRI e Museu de Zoologia) UNESP-Rio Claro (Instituto de Biociências) UNICAMP (Instituto de Biologia) INPA University of Florida (Florida Museum of Natural History)
Bioma Mata Atlântica do interior de São Paulo (floresta mesófila semidecídua associada a agroecossistemas mistos)
Resumo Tanto a estrutura quanto o funcionamento de ecossistemas são reconhecidamente de igual importância para a determinação das condições do habitat de diversos táxons. A biodiversidade é gerada e preservada através de interações entre o ambiente físico (geologia, solos, rede hídrica, topografia e clima), processos biogeoquímicos (ciclagem de nutrientes) e ações humanas (uso do solo e alterações na cobertura vegetal). Portanto, a caracterização compreensiva da configuração e composição da paisagem é um atributo chave para a compreensão de como a biodiversidade é gerada e mantida. A conservação da biodiversidade é baseada no conhecimento de processos ecológicos naturais e antropogênicos que regulam sua distribuição e abundância. Agricultura, em seu amplo sentido - incluindo produção animal e silvicultura - ainda é uma das atividades humanas que mais afetam a ecologia das paisagens e conseqüentemente a distribuição e abundância da biodiversidade. Três processos básicos são geralmente ocasionados pela agricultura na ecologia das paisagens: fragmentação, poluição e introdução de espécies exóticas. Nós desejamos investigar a estrutura da paisagem e seus padrões espaciais (composição e configuração) como informações complementares para a compreensão da distribuição e abundância de espécies, usando a bacia do rio Passa-Cinco como modelo. Para este fim, tentaremos responder às seguintes questões: A) Como a paisagem do Rio Passa-Cinco é estruturada, considerando-se a fragmentação de seus ecossistemas originais; B) Quais são os efeitos do uso da terra e da urbanização na abundância e distribuição da fauna silvestre?; e, C) Há relação entre a fauna e os atributos da paisagem?
Produtos Esperados Conhecer a distribuição atual de alguns grupos de vertebrados (peixes de riachos, aves e mamíferos não-voadores) em agroecossistemas do interior do Estado de São Paulo e, desta forma, poder inferir sobre o real impacto que as atividades agrícolas, silviculturais e pastoris têm na conservação da biodiversidade em nosso estado
Palavras-Chave Agroecossistemas, Conservação da Biodiversidade, Ecologia da Paisagem, vertebrados
Coletas 89
Lista de Projetos