Detalhes do Projeto


Nome Avaliação da integridade biótica dos riachos da região noroeste do Estado de São Paulo, bacia do Alto Paraná, utilizando comunidades de peixes   Projeto FAPESP
Website http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/dzb/labict/index.htm
Data de Vigência 01/07/2002 - 30/06/2006
Equipe Lilian Casatti (pesquisador responsável, e-mail: lcasatti@ibilce.unesp.br) Francisco Langeani (docente, e-mail:langenai@zoo.ibilce.unesp.br) Roselene da Silva Costa-Ferreira (bióloga) Cristiane de P. Ferreira (mestranda) Mônica Ceneviva-Bastos (mestranda) José Luis Veronezi Jr. (graduando) Fabíola Carla da Rocha (graduanda) Daniel Roberto Lacerda (graduando)
Instituições Participantes Laboratório de Ictiologia, Departamento de Zoologia e Botânica, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Universidade Estadual Paulista, câmpus de São José do Rio Preto, SP
Bioma Águas continentais.
Resumo No presente projeto será avaliada a integridade biótica dos riachos das unidades de gerenciamento hídrico do Turvo-Grande e do São José dos Dourados, região noroeste do Estado de São Paulo, através do emprego de atributos biológicos observados em comunidades de peixes. Este estudo será conduzido através da adaptação e aplicação do Índice de Integridade Biótica ("IBI") para cada uma das unidades aqui tratadas. Como produto final, as localidades estudadas serão classificadas em categorias de integridade biótica e desta forma será obtido um preciso diagnóstico da saúde dos riachos da região em questão, fundamental para que medidas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da região possam ser tomadas no futuro. Os objetivos específicos deste projeto são: 1) Criar uma base de dados consistente e representativa dos parâmetros biológicos, químicos e físicos de cada trecho de riacho estudado; 2) identificar riachos-referência; 3) adaptar e aplicar um IBI para os riachos estudados, utilizando atributos biológicos encontrados em comunidades de peixes; 4) classificar os riachos amostrados dentro de categorias de integridade biológica, apontando aqueles que necessitem de medidas urgentes de proteção e/ou recuperação ecológica; 5) treinar futuros estudantes associados ao projeto para o estudo da biodiversidade de peixes de riacho.
Produtos Esperados Os atributos biológicos das comunidades de peixes obtidos em cada trecho de riacho serão comparados com aqueles obtidos em riachos-referência. Desta forma, sua divergência daquela supostamente natural será quantificada e classificada em uma das quatro categorias de integridade biológica que variam de muito pobre a excelente. De posse de tais resultados, será confeccionado uma base cartográfica capaz de indicar a distribuição geográfica de tais categorias.
Palavras-Chave Alto Paraná, conservação, integridade biótica, peixes, riachos, São Paulo
Coletas 95
Lista de Projetos