Detalhes do Projeto


Nome Abordagem multi e interdisciplinar para compreender padrões espaço-temporais de insetos praga e delinear paisagens para manejo sustentável de pragas em sistemas agrícolas tropicais   Projeto FAPESP
Data de Vigência 01/04/2015 - 31/03/2019
Equipe Wesley Augusto Conde Godoy Celso Omoto
Instituições Participantes Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)
Bioma Sistemas Agrícolas
Resumo Os efeitos da distribuição espacial de pragas e inimigos naturais serão investigados pela proposição de modelos espacialmente explícitos, com base em conceitos teóricos, experimentos e dados obtidos em laboratório e campo, a fim de estudar como os padrões ecológicos de paisagens agrícolas, incluindo aquelas com plantas Bt, influenciam a distribuição espacial e a dinâmica populacional de insetos praga. Os modelos definirão habitats de espécies dentro de arranjos caracterizados por reticulados produzidos por modelos de autômatos celulares e mapas acoplados. A compilação do sistema de informação geográfica (SIG) também será utilizada para avaliar o modelo em cenário agrícola real, representado pela paisagem agrícola da região Oeste do estado da Bahia e comparado com dados de campo coletados nesta área. O estudo será desenvolvido aplicando modelagem matemática em dois níveis, individual e populacional. Os modelos propostos em nível individual são sistemas dinâmicos discretos, com comportamento especificado em termos de relação local entre vizinhança definida. Os mapas acoplados em reticulados serão empregados para investigar o problema em nível populacional, com modelos caracterizados por uma rede que não é somente dependente das células vizinhas, mas também das conexões da célula foco, com todos os outros sítios na paisagem. As simulações teóricas serão utilizadas para definir estratégias para reduzir os danos das populações de pragas em plantações e sua expansão nas paisagens agrícolas.
Produtos Esperados A compilação do sistema de informação geográfica (SIG) também será utilizada para avaliar o modelo em cenário agrícola real, representado pela paisagem agrícola da região Oeste do estado da Bahia e comparado com dados de campo coletados nesta área. O estudo será desenvolvido aplicando modelagem matemática em dois níveis, individual e populacional. Os modelos propostos em nível individual são sistemas dinâmicos discretos, com comportamento especificado em termos de relação local entre vizinhança definida. Os mapas acoplados em reticulados serão empregados para investigar o problema em nível populacional, com modelos caracterizados por uma rede que não é somente dependente das células vizinhas, mas também das conexões da célula foco, com todos os outros sítios na paisagem. As simulações teóricas serão utilizadas para definir estratégias para reduzir os danos das populações de pragas em plantações e sua expansão nas paisagens agrícolas.
Palavras-Chave Autômatos celulares, Modelos matemáticos, Paisagem, Praga de Plantas, Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Coletas 0
Lista de Projetos