Detalhes do Projeto


Nome Rede de monitoramento de habitats bentônicos costeiros: ReBentos
Website http://rebentos.org/
Data de Vigência 01/03/2011 - 28/02/2015
Equipe Alexander Turra Márcia Regina Denadai
Instituições Participantes Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP)
Bioma Costeiro
Resumo O objetivo geral da presente proposta é a criação e implementação de uma rede integrada de estudos dos habitats bentônicos do litoral brasileiro (ReBentos), vinculada à Sub-Rede Zonas Costeiras da Rede Clima (MCT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-MC), para detectar os efeitos das mudanças ambientais regionais e globais sobre esses organismos, dando início a uma série histórica de dados sobre a biodiversidade bentônica ao longo da costa brasileira. A presente proposta parte da premissa de que as respostas das comunidades e populações às mudanças climáticas em ecossistemas marinhos podem se acomodar mais rapidamente no oceano aberto (e.g. por migração) do que em regiões costeiras, onde a mobilidade das espécies é mais restrita e os impactos antrópicos são mais severos. Os efeitos das mudanças climáticas somam-se as diversas outras pressões que estes ambientes já sofrem como poluição aquática, sobrepesca e perda ou fragmentação de habitats. Os habitats intermareais e do infralitoral raso poderão estar comprometidos com a elevação do nível do mar, devido à ocupação humana, às modificações e impactos no pós-praia e planície costeira e interação com os ecossistemas naturais adjacentes (terrestres ou de água doce). No Brasil, a pesquisa sobre a estrutura e funcionamento das populações e comunidades dos ecossistemas costeiros encontra-se fragmentada e não focada na avaliação dos Impactos antrópicos e das mudanças climáticas. Desta maneira, diferentes protocolos são aplicados por cada grupo de pesquisa e região. Embora possa responder bem questões específicas e localizadas, isto tem dificultado comparações e integração dos dados, impossibilitando maiores avaliações sobre a situação dos habitats bentônicos e das suas comunidades, assim como a detecção de modificações, independente de suas causas. Adicionando-se ao fato de que muitos dos resultados destas pesquisas não estão disponíveis para a comunidade internacional, a costa brasileira ainda permanece fora das avaliações globais sobre as consequências de modificações antrópicas e climáticas. Neste aspecto é imperativo a integração de pesquisadores da área, a consolidação do conhecimento existente e a implementação de uma rede observacional contínua e permanente. Uma vez estabelecida, a ReBentos buscará o monitoramento contínuo e permanente de parâmetros biológicos e abióticos de regiões intermareais e do infralitoral raso, abrangendo seus mais diversos habitats (recifes corais e rochosos, praias arenosas, manguezais e marismas e fundos não consolidados e banco de fanerógamas) ao longo de grande parte da costa brasileira (até o momento, onze estados dos 17 que compõem a costa brasileira). A obtenção de séries de dados contínuas no tempo e distribuídas no espaço, por tipo de habitat e através de uma gradiente latitudinal, permitirá investigar questões científicas relacionadas a alterações causadas por impactos antropogênicos e modificações climáticas.
Produtos Esperados Uma vez estabelecida, a ReBentos buscará o monitoramento contínuo e permanente de parâmetros biológicos e abióticos de regiões intermareais e do infralitoral raso, abrangendo seus mais diversos habitats (recifes corais e rochosos, praias arenosas, manguezais e marismas e fundos não consolidados e banco de fanerógamas) ao longo de grande parte da costa brasileira (até o momento, onze estados dos 17 que compõem a costa brasileira). A obtenção de séries de dados contínuas no tempo e distribuídas no espaço, por tipo de habitat e através de uma gradiente latitudinal, permitirá investigar questões científicas relacionadas a alterações causadas por impactos antropogênicos e modificações climáticas.
Palavras-Chave Bentos, Biodiversidade, Comunidades marinhas, Mudança climática, Redes de Monitoramento, Sistemas Bentônicos
Coletas 169
Lista de Projetos