Detalhes do Projeto


Nome Estudos da diversidade microbiana no Parque Zoológico do Estado de São Paulo   Projeto FAPESP
Data de Vigência 01/08/2012 - 31/07/2017
Equipe João Carlos Setubal Aline Maria da Silva
Instituições Participantes Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil. USP (campi Butantan e Zona Leste) UNIFESP (campi Vila Clementino e Diadema) Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Bioma Urbano
Resumo Este projeto tem por objetivo geral coletar, analisar e prospectar dados moleculares de três microbiomas existentes no Parque Zoológico do Estado de São Paulo: com postagem vegetal da mata atlântica, lago, e fezes de macacos bugias. A escolha destes três microbiomas contempla a diversidade de ambientes no parque e a missão de preservação de animais da Fundação PZSP. O projeto dará continuidade a outro projeto financiado pela FAPESP (processo 2009/52030-5R) o qual focaliza somente a unidade de com postagem do parque. O projeto fará uso de diversas metodologias, sendo as principais a metagenômica por pirossequenciamento, a identificação dos isolados microbianos por espectrofotometria de massa, e bioinformática. Como resultados esperados incluem-se diversos bancos de dados, dois websites, uma coleção de isolados, publicações científicas de alto nível e material de divulgação para educação em microbiologia junto aos visitantes do parque e para ensino fundamental e médio. O projeto inclui pesquisadores da USP (campi Butantan e Zona Leste), da UNIFESP (campi Vila Clementino e Diadema), e da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. O projeto atende à chamada do programa BIOTA-microorganismos dando ênfase aos seguintes aspectos: caracterização da biodiversidade de microorganismos e de biomas específicos, com prospecção e o estabelecimento de coleções de linhagens microbianas; desenvolvimento de estratégias para a rápida identificação e transferência de linhagens com potencial de aplicação biotecnológica e industrial; e bioprospecção de produtos microbianos.
Produtos Esperados Este projeto tem por objetivo geral coletar, analisar e prospectar dados moleculares de três microbiomas existentes no Parque Zoológico do Estado de São Paulo: com postagem vegetal da mata atlântica, lago, e fezes de macacos bugias. A escolha destes três microbiomas contempla a diversidade de ambientes no parque e a missão de preservação de animais da Fundação PZSP. O projeto dará continuidade a outro projeto financiado pela FAPESP (processo 2009/52030-5R) o qual focaliza somente a unidade de com postagem do parque. O projeto fará uso de diversas metodologias, sendo as principais a metagenômica por pirossequenciamento, a identificação dos isolados microbianos por espectrofotometria de massa, e bioinformática. Como resultados esperados incluem-se diversos bancos de dados, dois websites, uma coleção de isolados, publicações científicas de alto nível e material de divulgação para educação em microbiologia junto aos visitantes do parque e para ensino fundamental e médio. O projeto inclui pesquisadores da USP (campi Butantan e Zona Leste), da UNIFESP (campi Vila Clementino e Diadema), e da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. O projeto atende à chamada do programa BIOTA-microorganismos dando ênfase aos seguintes aspectos: caracterização da biodiversidade de microorganismos e de biomas específicos, com prospecção e o estabelecimento de coleções de linhagens microbianas; desenvolvimento de estratégias para a rápida identificação e transferência de linhagens com potencial de aplicação biotecnológica e industrial; e bioprospecção de produtos microbianos.
Palavras-Chave Biodiversidade, Bioinformática, Compostagem, Ecologia, Metagenômica
Coletas 0
Lista de Projetos