Detalhes do Projeto


Nome Levantamento da fauna de vertebrados terrestres da área sob a influência da LT Itaberá-Tijuco Preto III (São Paulo), de responsabilidade de FURNAS Centrais Elétricas SA, 2a fase.
Data de Vigência 01/09/2005 - 28/02/2007
Equipe Prof. Dr. Miguel Trefaut Rodrigues
Instituições Participantes Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP)
Bioma Mata Atlântica
Resumo A diversidade biológica da Mata Atlântica é reconhecidamente muito elevada e grande parte das espécies são endêmicas sendo que muitas delas estão ameaçadas de extinção devido ao alto grau de devastação desse importante bioma. A linhas de transmissão de energia (LT) são imprescindíveis para a manutenção da sociedade moderna, mas sua construção em hábitats naturais é um dos impactos expressivos causados nos biomas. A grande dificuldade para fazer previsões realistas dos impactos ambientais causados pela instalação das LTs sobre a fauna se deve ao desconhecimento das espécies que ocorrem nos fragmentos, dos efeitos nas populações locais, da distribuição geográfica real das espécies e de seu atual estado de conservação. Para a obtenção dessas informações, foi realizado um levantamento da fauna de vertebrados terrestres totalizando cinco viagens com duração aproximada de dez dias cada, que cobriram cinco áreas no estado de São Paulo (LT trecho Itaberá-Tijuco Preto III) distribuídas em um transecto latitudinal na Floresta Atlântica. Os exemplares coletados foram identificados e depositados nas coleções do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP).
Produtos Esperados Listas de fauna de anfíbios, répteis, aves e mamíferos da área amostrada.
Palavras-Chave anfíbios, aves, Estado de São Paulo, Levantamento de fauna, mamíferos, Mata Atlântica, répteis, vertebrados terrestres
Coletas 15
Lista de Projetos