Detalhes do Projeto


Nome Fauna e flora de fragmentos florestais remanescentes no noroeste paulista: base para estudos de conservação da biodiversidade   Projeto FAPESP
Website http://www.ibilce.unesp.br/pesquisa/fauna_flora/index.htm
Data de Vigência 2006 - 2009
Equipe Orlando Necchi Júnior Denise de C. Rossa Feres Fernando Barbosa Noll Francisco Langeani Neto Lilian Casatti Luis Henrique Zanini Branco Maria Stela M.Castilho-Noll Neusa Taroda Ranga Reinaldo José Fazzio Feres Wagner André Pedro
Instituições Participantes Instituição sede: UNESP, Campus de São José do Rio Preto, Depto. Zoologia e Botânica. Instituições participantes: UNESP, Campus de Araçatuba, Assis, Bauru e Botucatu; Instituto Butantan (Secr. Est. Saúde, SP); Instituto de Botânica (Secr. Est. Meio Ambiente, SP).
Bioma Floresta estacional semidecidual
Resumo A fragmentação de hábitats florestais é um processo marcante e crescente na região tropical. Compreender essa transformação é fundamental, tanto para evitar perdas onerosas de biodiversidade quanto para gerenciar o uso sustentável da biodiversidade remanescente. Um perfeito e perturbador exemplo refere-se à vegetação da região noroeste do estado de São Paulo. Caracterizada como floresta estacional semidecidual e savana, restringe-se hoje a 9% de sua área original, tendo sido substituída por pastagens, culturas diversas ou áreas urbanas. Tal impacto coloca a região como a mais desmatada e fragmentada do estado e com a menor concentração de unidades de conservação, compondo um quadro que aparentemente não será revertido sem ações de manejo do meio ambiente. Apesar desse impacto, é uma área de relevante riqueza de espécies e que, paradoxalmente, tem recebido pouca atenção no que diz respeito ao estudo de sua biodiversidade. Este projeto se propõe a inventariar vários grupos taxonômicos (vegetais superiores, pteridófitas, briófitas, algas, fungos, invertebrados aquáticos e terrestres, vertebrados aquáticos e terrestres). Serão amostrados 18 fragmentos florestais do noroeste paulista, procurando-se estudar diferentes tipos de fragmentos com relação à sua matriz (cana-de-açúcar, laranja, pasto, ambiente urbanizado, etc.) e tamanho. Objetiva-se gerar produtos como: 1) um diagnóstico ambiental que sirva como base sólida na elaboração de futuras propostas de conservação ambiental para essa região; 2) um esboço sobre os possíveis efeitos da fragmentação na dinâmica de populações e fisiologia de espécies animais e vegetais; 3) a importância dos fragmentos na manutenção da biodiversidade regional; 4) verificar a importância dos fragmentos como reservatório de espécies com potencial importância na colonização de áreas degradadas e no controle de pragas agrícolas. A realização do projeto irá contribuir efetivamente para a ampliação do conhecimento sobre a diversidade biológica da região noroeste do estado. A relevância deste trabalho torna-se ainda mais significativa frente ao fato de que fornecerá subsídios imprescindíveis para futuros estudos visando à elaboração de estratégias para conservação/manutenção de um valioso contingente biológico, que, no ritmo atual, tende a uma diminuição ainda mais significativa em curto período de tempo.
Produtos Esperados Pretende-se que o projeto produza publicações científicas na forma de artigos em periódicos e de livros técnicos. Também está prevista a produção de material de divulgação com ilustrações e informações básicas, em linguagem acessível ao público leigo, com a finalidade de dar conhecimento sobre os organismos e incentivar a preservação e reafirmar a importância regional das áreas estudadas. Teses e dissertações, além de estágios para graduandos, também deverão ser realizadas. Prevê-se a produção de relatórios técnicos com propostas para manutenção, conservação e manejo das áreas estudadas, destinados aos órgãos competentes (municipais e estaduais).
Palavras-Chave fauna, flora, floresta semi-decídua, fragmentos florestais
Coletas 273
Lista de Projetos