Project Details


Name Estudos morfológicos, anatômicos, histoquímicos e ultra-estruturais em plantas do Cerrado <i>senso lato</i> do estado de São Paulo   FAPESP Project
Website http://www.ibb.unesp.br/pesquisa/projetos/biota/index.html
Validity Date 01/11/2001 - 31/01/2006
Team Dra. Maria das Graças Sajo (UNESP- Rio Claro) Dra. Beatriz Appezzato-da-Glória (ESALQ-USP) Dra. Sandra Maria Carmello-Guerreiro (UNICAMP) Dra. Marilia de Moraes Castro (UNICAMP) Dra. Denise Maria Trombert de Oliveira (UNESP- Botucatu)
Participating Institutions UNESP, Campus de Botucatu e de Rio Claro, UNICAMP, USP- ESALQ (Piracicaba)
Biome Cerrado
Abstract Embora muitas das peculiaridades estruturais das plantas de cerrado sejam bem conhecidas, as informações são esparsas e limitadas a poucas espécies havendo necessidade de estudos mais abrangentes, com maior número de espécies. Este projeto se propõe a preencher parte desta lacuna, por meio de estudos morfológicos integrados, buscando esclarecer e explicitar padrões estruturais comuns às plantas do Bioma cerrado. Com tal propósito, este estudo trará informações para áreas ainda carentes, especialmente a morfologia das fases juvenis, a micromorfologia de superfícies de órgãos vegetativos e de reprodução, a anatomia foliar, morfologia e anatomia de frutos e sementes, natureza e desenvolvimento de sistemas subterrâneos e anatomia, histoquímica e ultra-estrutura de células/tecidos secretores.
Expected Products monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos e produção de material didático para o ensino fundamental, médio e superior, além de uma série de Atlas sobre os vários enfoques abordados no projeto.
Keywords anatomia, Cerrado, folha, fruto, histoquímica, Morfologia, semente, sistema subterr, ultra-estrutura
Occurrences 85
Project List