Detalhes do Projeto


Nome Consolidação da Informatização da Coleção de Peixes do Departamento de Zoologia (DZSJRP) IBILCE/ UNESP, São José do Rio Preto, SP   Projeto FAPESP
Website _
Data de Vigência 01/11/1999 - 31/10/2001
Equipe
  • Prof. Dr. Valdener Garutti
  • Roselene da Silva Costa-Ferreira (Bióloga)
  • Renato Braz de Araújo (Mestrando-FAPESP)
  • Elis Mara Lemes (Mestranda-CNPq)
  • Henrique Figueira Chaves (Iniciação Científica)
  • Ricardo Takashi Yamamoto (Iniciação Científica)
Instituições Participantes Depto. de Zoologia, IBILCE, UNESP
Bioma _
Resumo A Coleção de Peixes do Departamento de Zoologia - DZSJRP (18m2) é parte integrante do Laboratório de Ictiologia (42 m2), laboratório associado do Centro de Aqüicultura da UNESP - CAUNESP. Conta atualmente com 3078 lotes, com aproximadamente 23225 exemplares, de 220 espécies. Os exemplares são provenientes em sua grande maioria da região Noroeste do Estado de São Paulo, drenagens dos rios Turvo/Grande e médio/baixo Tietê, e representam uma excelente cobertura para essas áreas. Abriga ainda amostras dos rios litorâneos da região Sudeste brasileira (principalmente Ribeira de Iguape), do rio São Francisco e rios amazônicos. O material é composto por exemplares inteiros conservados em álcool 70º G.L., com alguns lotes (94, 188 exs.) de exemplares diafanizados e corados para estudos osteológicos e outros compostos por ovos e larvas (20 lotes).

A coleção encontra-se 95 % informatizada, através do gerenciador de banco de dados Biota (Colwell, 1998 - Biota: The Biodiversity Database Manager, v. 1.4.0; Sinauer Associates, Sunderland, Massachusetts). Estamos agora incluindo informações adicionais ao banco de dados, tais como coordenadas aproximadas e fotos de exemplares e pretendemos disponibilizar o acesso remoto a seus dados pela Internet.

O objetivo mais amplo do presente projeto visa a consolidação da Coleção de Peixes (DZSJRP), através da obtenção de recursos para a conclusão de sua informatização, para a readequação de seu espaço ocupado, sua aparelhagem de pesquisa e para a sua manutenção, de modo a tornar disponíveis rapidamente dados referentes às bacias Turvo-Grande e Tietê-Batalha, para utilização no projeto, já aprovado do Programa Biota-FAESP, "Diversidade de Peixes de Riachos e Cabeceiras da Bacia do Alto Rio Paraná no Estado de São Paulo", sob a coordenação de Ricardo Macedo Corrêa e Castro (FFCLRP-USP) e Naércio Aquino Menezes (MZUSP).

Objetivos específicos (em consonância com os objetivos do Programa Biota/FAPESP - "Ampliar a capacidade do Estado e organizações públicas e privadas de gerenciar, monitorar e utilizar sua biodiversidade", "Estudar e conhecer a biodiversidade do Estado de São Paulo e divulgar esse conhecimento e sua importância", "Produzir estimativas de perda de biodiversidade em diferentes escalas espaciais e temporais" e "Capacitar as instituições do Estado a atender disposições e instrumentos legais referentes a organismos vivos, tais como o depósito de espécimes").

  1. Readequação da infra-estrutura da coleção, especialmente com relação a sua acomodação física (climatização, armários, estantes, frascos, etc), aparelhagem para pesquisa (microcomputador, GPS, equipamento para tomada de parâmetros ambientais, paquímetro digital com sistema de acoplamento a computador, câmara fotográfica digital, etc) e material de consumo (álcool, formol, drogas, material de escritório, material cirúrgico);
  2. Treinamento de estudantes de graduação em taxonomia de peixes e curadoria de coleções biológicas;
  3. Identificação dos lotes da coleção, provenientes do alto curso do rio Paraná, ainda não identificados até espécie;
  4. Documentação fotográfica digital das espécies;
  5. Obtenção de coordenadas geográficas aproximadas para cada ponto de coleta da coleção;
  6. Conclusão do processo de informatização e disponibilização de dados da coleção via Internet.
A Área Geográfica de abrangência do projeto é a Região Noroeste do Estado de São Paulo está muito bem representada temporal e espacialmente na coleção DZSJRP, com relação às drenagens do rio Turvo/Grande e Tietê, áreas que serão estudadas pelo projeto "Diversidade de Peixes de Riachos e Cabeceiras da Bacia do Alto Rio Paraná no Estado de São Paulo", sob a coordenação de Ricardo Macedo Corrêa e Castro (FFCLRP-USP) e Naércio Aquino Menezes (MZUSP).
Produtos Esperados _
Palavras-Chave
Coletas 214
Lista de Projetos